Dentre as opções de pagamento, a Moip conta com a alternativa de pagamento via boleto bancário, um documento que possibilita que o pedido seja pago em qualquer banco, lotérica ou via internet banking.

Na Moip utilizamos o Banco Itaú e Banco do Brasil para emissão dos boletos.

Exemplo de boleto Moip emitido pelo ItaúExemplo de boleto Moip emitido pelo Itaú

Exemplo de boleto Moip emitido pelo Itaú

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INFORMAÇÕES NO BOLETO

1. Nome do beneficiário: nome da sua loja seguido, obrigatoriamente, pelo nome e CNPJ da Moip.
2. Data do documento: data de geração/criação do boleto.
3. Vencimento: data limite para pagamento do boleto.
4. Valor do documento: valor a ser pago até a data de vencimento.
5. Sacado: comprador. Nome e endereço também estão presente no rodapé do boleto.

Boletos Registrados

Como mencionado anteriormente, os boletos da Moip são processados pelo Itaú e Banco do Brasil. Essa variedade de bancos existe para garantir uma melhor experiência para você. Desde o dia 10 de Novembro de 2017 todos os boletos no Brasil devem ser registrados, independente do valor. Você pode saber mais sobre os boletos registrados visitando o blog da Wirecard. Devido à necessidade de registro dos boletos na base da CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos), pode levar até três horas para que o registro esteja completo. Sendo assim, o comprador pode ter dificuldades no pagamento do boleto até que isso ocorra. Por favor, caso um comprador do seu site tenha problemas, oriente sobre esse prazo.

Requisitos para geração do boleto

Para que o boleto seja registrado é obrigatório informar os seguintes dados do comprador:

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IMPORTANTE

1. Nome.
2. CPF.
3. Endereço completo incluindo CEP.

Atenção: os bancos não registram boletos com dados inválidos.

Prazo de compensação

Após a realização do pagamento, o prazo padrão para confirmação é de até 4 dias úteis. Então, é por isso que às vezes pode demorar um pouco para que a compra seja concluída.

Importante: boletos emitidos pelo Itaú e pagos na própria agência do Itaú ou em seu internet banking têm sua autorização feita em até uma hora.

Segunda via

Caso o comprador tenha perdido o boleto ou prefira imprimi-lo mais tarde é possível acessá-lo novamente fazendo uma consulta ao pedido (order) via API. O link do boleto estará disponível até a data de vencimento no atributo printHref e seu respectivo código de barras em lineCode. Para mais informações técnicas sobre consultas à API, por favor, visite nossa Referência.

Boletos cancelados

Não é possível cancelar um boleto. Uma vez criado o boleto permanecerá disponível para pagamento até a data de vencimento. Caso não haja pagamento o boleto é cancelado automaticamente cinco dias após a data de vencimento, com isso o status do pagamento em sua Conta Moip passará de "Aguardando pagamento" para "Cancelado".

Personalização do boleto

É possível personalizar algumas características do boleto:

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INFORMAÇÕES PERSONALIZÁVEIS

1. Logo: você pode adicionar o logo da sua loja no boleto. Nesse caso o logo tomará o lugar da marca do banco na primeira metade do boleto.
2. Linhas de instrução: na segunda metade do boleto no campo "Instruções" é possível adicionar até três linhas de texto.
3. Vencimento do boleto.

Para mais informações sobre como personalizar o boleto, por favor, visite nossa Referência API.

Erros na criação do boleto

Em casos em que o banco não conseguir registrar um boleto é feita uma nova tentativa em uma segunda opção de banco.

Via API, no momento da criação do pagamento, será retornado os motivos de não registro do boleto. Esses erros serão exibidos pelo código PAY-681.

{
    "errors": [
        {
            "code": "PAY-681",
            "path": "method",
            "description": "Dados inválidos"
        },
        {
            "code": "PAY-681",
            "path": "method",
            "description": "Erro na validação de campos"
        }
    ]
}

Causas dos erros

causa

Failed to register boleto at BB.

Dígito do CPF pagador difere do informado.

A Tag CPFSACADO do Boleto não foi encontrada ou está mal formada.

Informe o nome do pagador.

A Tag NOMESACADO do Boleto não foi encontrada ou está mal formada.

CPF do pagador não encontrado na base.

UF informada no endereço pagador diferente do CEP.

CEP do endereço do pagador inválido.

Tipo de pagador exige nome do pagador.

CPF ou CNPJ do sacado inválido.

CPF do pagador com mais de 11 dígitos.

CPF do pagador inválido.

A tag CEPSACADO do boleto não foi encontrada ou está mal formada.

Read timed out.

Dados mínimos para registro não informados.

CEP do pagador inválido.

Connect timed out.

CNPJ/CPF inválido.

CNPJ pagador informado inexistente.

Data de emissão maior que a data de vencimento.

A tag DATAVENCIMENTO do boleto não foi encontrada ou está mal formada

Informe a UF do endereço do pagador.

A tag UFSACADO do boleto não foi encontrada ou está mal formada.

A tag ENDERECOSACADO do boleto não foi encontrada ou está mal formada.

A tag CIDADESACADO do boleto não foi encontrada ou está mal formada.

O valor da tag VALOR não pode ser igual a zero ou nulo.

Timeout.

Já foi gerado um título com outra identificação (nosso número) para o pedido informado.

Sistema indisponível no momento. Tente mais tarde.

Failed to register boleto at Bradesco.

Sistema indisponível no momento.

Erro no tratamento da resposta do pagamento. Entre em contato com a loja.

Título já incluído anteriormente.

Informe o valor do boleto.

Read timed out.

Connect timed out.

Data de vencimento não permitida para modalidade.

Data de vencimento inválida.

Informe a cidade do pagador.

meiosdepagamentobradesco.com.br: Try again

CNPJ do pagador inválido.

Ordem de compra já existente.

HTTP transport error: java.net.SocketException: Connection reset

No response returned.

SERVIÇO INDISPONÍVEL - 0904

Data de emissão não pode ser maior que a data atual.

Data emissão inválida.

Área com tamanho inválido - verifique book/local.

Erro na validação de campos.

Erro de comunicação com o tcpip.

CEP do pagador não numérico ou inválido.

Sigla Estado incompatível com CEP do pagador.

Transação ims stopada dy5iaaf.

Fluxo de processamento

Moip Assinaturas

O boleto gerado na Moip Assinaturas segue as mesmas regras acima (exceto as de personalização).

O comprador que opta por este meio de pagamento recebe um email com um link para imprimir o boleto. Este link é enviado uma única vez, não sendo possível emissão de 2ª via do boleto.

O boleto sempre é gerado (enviado) na data de criação da assinatura, ou seja, se o Assinante realiza uma Assinatura dia 17/12 o próximo boleto será enviado ao seu email no dia 17/01 com vencimento em 3 dias corridos.

Essa data não pode ser alterada.

Caso o comprador não efetue o pagamento do boleto, em mais ou menos 10 dias a assinatura será suspensa.