Criando um produto teste

Antes de mais nada, você precisará criar um produto teste. Esse produto é fundamental para efetuarmos o teste necessário na configuração do meio de pagamento e completarmos a integração.

  1. Na área restrita do cliente Tray, selecione Produtos >> Produtos cadastrados e clique no botão Incluir produto.

  2. Agora você deve escolher um nome, categoria, preço e estoque para seu produto teste. Em Apresentação mantenha selecionado a opção Produto ativo. No fim clique em Salvar e voltar para a lista de produtos

Pronto, agora que temos um produto teste cadastrado vamos passar à parte da configuração do meio de pagamento.

Configurando a forma de pagamento

  1. No menu lateral acesse Configurações >> Formas de pagamento
  1. Entre os Intermediadores procure por todas as bandeiras que utilizam o Moip como meio de pagamento. Você deverá fazer a configuração em cada uma das bandeiras por vez. Para isso clica no botão azul do lado direito na lista.
  1. Agora, na aba Status, você deve selecionar Em teste. Logo mais, quando garantirmos que todo o processo foi habilitado com sucesso você deverá passar o status para Ativa, mas fique tranquilo, falaremos mais sobre isso mais adiante.
  1. Na aba Financeiro você vai editar os dados da compra. Algumas observações importante aqui:
  • Em Forma de parcelas e juros o Moip trabalha apenas com juros simples.
  • No campo Utilizar juros de parcelamento você deve preencher com 1,34% ao mês. Esse valor de 1,34% é devido ao fato da Tray dobrar os juros do parcelamento. Ou seja, como o juros do Moip é de 2,69% o valor aproximado mais adequado aqui seria 1,34. ATENÇÃO: o campo Utilizar juros de parcelamento é usado apenas no caso de você desejar repassar o juros ao comprador, se você não quer repassar o juros pode informar o valor 0%.

Ao terminar a configuração clique em Salvar.

  1. Agora você deve acessar a aba Configurações. Nessa página você informará alguns dados de sua conta Moip. São eles:
  • Usuário: informe o e-mail utilizado para acessar sua conta Moip.
  • Chave e Token de acesso: são códigos de acesso que permitem ea transação com o Moip. Para pegar as chaves de acesso basta logar na Conta Moip e seguir o caminho:
    Minha conta > Configurações > Chaves de acesso. Ou acesse o link direto https://conta.moip.com.br/configurations/api_credentials
    ATENÇÃO: as chaves de acesso só estarão disponíveis em sua conta se você fez o pedido de liberação da API. Para ter acesso às chaves é necessário fazer esse pedido pelo link https://moippagamentos.typeform.com/to/nyr609. A liberação pode demorar até um dia útil para ocorrer.
  1. Após salvar as configurações retorne à página Formas de pagamento e faça o mesmo processo descrito para todas as bandeiras que têm o Moip como meio de pagamento.

IMPORTANTE: não faça esse processo para a forma de pagamento descrita apenas como MOIP na lista de intermediadores. O correto é fazer a configuração para as bandeiras que têm o nome Moip na frente.

Fazendo uma compra teste

  1. No menu lateral selecione a opção Produtos >> Produtos cadastrados. Clique no produto teste para abri-lo em uma nova aba.
  1. Nesse momento você vai simular uma compra com cartão de crédito. Atenção, você pode usar um número de cartão fictício pois essa compra é apenas uma simulação.

  2. No fim da compra você deve visualizar uma página com aviso "Pagamento não realizado". Não se assuste, essa informação já é suficiente para que você possa usar o Moip. Tudo o que você precisa fazer agora é acessar mais uma vez no menu Formas de pagamento, clicar no botão azul da bandeira do cartão usada pelo Moip e na próxima tela, aba Status, seleciona a opção Ativa em Status para esta forma de pagamento. Você deve ativar todas as bandeiras do cartão do Moip, uma a uma.

  1. Agora que você ativou o Moip em todas as bandeiras aceitas, selecione no menu EasyCheckout 2.0 >> Grupos de pagamento. Na lista de grupos de pagamento clique no botão Editar em Cartão de Crédito
  1. Nessa página, na lista de cartões, você deve selecionar o Moip em cada uma das bandeiras.

Pronto! Agora que você fez todas essas configurações sua loja está apta para transacionar com o Moip.

Qualquer dúvida sobre configurações ou funcionalidades, por favor, entre em contato com a Tray.