Venda Protegida

O Venda Protegida oferece cobertura contra fraudes em pagamentos não autorizados pelo titular do cartão de crédito. Isso quer dizer que se a sua transação for elegível ao programa, as contestações geradas por motivo de fraude não serão debitadas da sua conta. Você passa a contar com uma tranquilidade adicional para realizar as suas vendas.

O programa de Venda Protegida abrange todos os vendedores Moip que trabalhem com produtos tangíveis que geraram fraudes, ou seja, que há possibilidade de comprovar entrega no endereço no qual a transação fora processada.

Calculamos o índice de Venda Protegida da seguinte maneira:

0,5% do faturamento dos últimos 12 meses juntamente com o índice de Chargeback por valor que não pode ultrapassar 1% deste faturamento.

Exemplo:

Faturamento = R$ 440.000,00 (30/09/2011 – 01/10/2012).
Chargeback = R$ 4.000,00
Índice de Chargeback = R$ 4.000,00 / R$ 440.000,00 100% = 0,91% (menor que 1%)
Valor disponível para cobertura do programa= 0,05%
R$ 440.000,00 = R$ 2.200,00

Portanto, qualquer chargeback decorrente de fraude que seja comprovado no valor de R$ 2.200,00 nos últimos 12 meses, neste caso, poderá ser assumido pela Moip.

Para que sua transação se enquadre no Venda Protegida é necessário que alguns campos sejam enviados obrigatoriamente na criação do Pedido e do Pagamento. Você também pode ver essas informações no quadro abaixo.

Estão cobertos

  • Todos os usuários Moip que possuam uma conta do tipo Negócios ou Profissional.
  • Transações referentes a venda de produtos físicos que necessitem de entrega e estejam em estoque nacional.
  • O valor total da venda e a tarifa de chargeback da Moip.

Não estão cobertos

  • Bens intangíveis, produtos e serviços digitais.
  • Produtos que tenham sido entregues pessoalmente ao comprador.
  • Reclamações ou chargebacks por produtos diferentes daqueles descritos nos documentos de envio e de recebimento das mercadorias.
  • Produtos que o vendedor tenha enviado após o alerta da Moip para não enviá- los.
  • Produtos enviados para o endereço do comprador e posteriormente redirecionados a outro endereço.
  • Produtos que não foram enviados para o endereço do comprador informado pela Moip.

Requisitos

  • Ter vendido um produto que seja um bem físico e tangível, que possa ser enviado através de uma empresa de logística ou pelos Correios.
  • Enviar o produto após receber da Moip a confirmação de pagamento.
  • Remeter o produto vendido ao endereço informado na transação capturada e processada pela Moip.
  • Possuir um comprovante de postagem do produto através de uma empresa de logística ou pelos Correios.
  • Responder, em tempo hábil, a qualquer pedido da Moip por documentação ou outras informações.

Informações obrigatórias

Para que seu negócio esteja elegível ao Venda Protegida você deve informar dados obrigatórios na venda. Abaixo estão os atributos obrigatórios que devem ser informados via API.

Order (Pedido)

Payment (Pagamento)

ownId
(ID proprio)

creditCard.expirationMonth
(Mês de expiração do cartão)

items.product
(Produto)

creditCard.expirationYear
(Ano de expiração do cartão)

items.quantity
(Quantidade)

creditCard.cvc
(Código de segurança - CVV)

items.detail
(Detalhes)

creditCard.holder.fullname
(Nome do portador do cartão)

items.price
(Preço)

creditCard.holder.phone
(Telefone do portador)

customer.ownId
(ID próprio do comprador)

creditCard.holder.phone.countryCode
(DDI)

customer.fullname
(Nome completo)

creditCard.holder.phone.areaCode
(DDD)

customer.email
(Email)

creditCard.holder.phone.number
(Número)

customer.phone
(Telefone)

creditCard.holder.birthdate
(Data de nascimento do portador)

customer.phone.countryCode
(DDI)

creditCard.holder.taxDocument
(Documento do portador)

customer.phone.areaCode
(DDD)

creditCard.holder.taxDocument.type
(CPF ou CNPJ)

customer.phone.number
(Número)

creditCard.holder.taxDocument.number
(Número)

customer.birthdate
(Data de nascimento)

creditCard.holder.billingAdress
(Endereço de cobrança)

customer.taxDocument
(Documento CPF)

creditCard.holder.billingAdress.street
(Logradouro)

customer.taxDocument.type
(CPF ou CNPJ)

creditCard.holder.billingAdress.number
(Número)

customer.taxDocument.number
(Número do documento)

creditCard.holder.billingAdress.district
(Bairro)

customer.shippingAddress
(Endereço de entrega)

creditCard.holder.billingAdress.city
(Cidade)

customer.shippingAddress.street
(Logradouro)

creditCard.holder.billingAdress.state
(Estado)

customer.shippingAddress.number
(Número)

creditCard.holder.billingAdress.country
(País)

customer.shippingAddress.district
(Bairro)

creditCard.holder.billingAdress.zipcode
(CEP)

customer.shippingAddress.city
(Cidade)

customer.shippingAddress.state
(Estado)

customer.shippingAddress.country
(País)

customer.shippingAddress.zipcode
(CEP)

Fluxo do Chargeback