Eventos são os diversos tipos de status das transações e pedidos
Os eventos das notificações são os status de suas vendas. Abaixo estão as listas de todos os eventos possíveis. É com base nessa listagem que você deve escolher o evento que tem interesse em receber a notificação. Por exemplo, se você configurar sua conta para receber todos os eventos de pedido então você receberá todos os 5 tipos de eventos de ORDER
. Se desejar, você pode escolher um ou outro tipo de evento.
#Notificação Pedido
As informações do pedido (order) estarão disponíveis no recurso resource.order
dentro do JSON de webhook.
Tipos de Evento de Pedido |
---|
Todos os eventos do tipo |
Pedido criado. Mas ainda não possui nenhum pagamento. |
Pedido Aguardando confirmação de pagamento. Indica que há um pagamento de cartão em análise ou um boleto que ainda não foi confirmado pelo banco. |
Pedido Pago. O pagamento criado nesse pedido foi autorizado. |
Pedido Não pago. O pagamento criado nesse pedido foi cancelado (Pagamentos com cartão podem ser cancelados pela Moip ou pelo emissor do cartão, boletos são cancelados 5 dias após vencimento, débito bancário é cancelado em caso de falha). |
Pedido Revertido. Sofreu um chargeback ou foi completamente reembolsado. |
#Notificação Pagamento
As informações do pagamento (payment) estarão disponíveis no recurso resource.payment
dentro do JSON de webhook.
Tipos de Evento de Pagamento |
---|
Todos os eventos do tipo |
Primeiro evento de um pagamento, indica que o pagamento foi criado. |
Atualização de status para Aguardando, indica que a Moip está aguardando confirmação de pagamento. |
Status Em Análise, indica que o pagamento está passando por uma análise de risco dentro da Moip, podendo ser automática ou manual. |
Pré-autorizado: esse status indica a reserva do valor do pagamento no cartão do cliente. Após a pré-autorização é possível fazer a captura em até 5 dias. Passado esse período a Moip cancelará a transação automaticamente. |
Atualização de status para Autorizado, significa que o pagamento foi capturado e debitado no cartão do cliente ou reconhecido junto a instituição bancária, esse status é o indicador de que o pagamento foi efetivado e você deve proceder com a entrega da compra. |
Pagamento Cancelado (Pagamentos com cartão podem ser cancelados pela Moip ou pelo emissor do cartão, boletos são cancelados 5 dias após vencimento, débito bancário é cancelado em caso de falha). |
Pagamento Reembolsado (quem processa reembolsos são Moip e/ou Merchant). |
Atualização de status de pagamento para Estornado (o estorno é a contestação do pagamento feita pelo comprador direto na operadora de cartão, como por exemplo pelo motivo de não reconhecimento do pagamento em sua fatura). |
Atualização de status de pagamento para Concluído, valor disponível para transferência em conta bancária (saque). |
#Notificação Reembolso
As informações do reembolso (refund) estarão disponíveis no recurso resource.refund
dentro do JSON de webhook.
Tipos de Evento de Reembolso |
---|
Todos os eventos do tipo |
Criação de um novo reembolso. |
Atualização de status de reembolso para Completo. |
Atualização de status de reembolso para Falha. |
#Notificação Transferência
As informações de transferência (transfer) bancária financeira estarão disponíveis no recurso resource.transfer
dentro do JSON de webhook.
Tipos de Evento de Transferências |
---|
Todos os eventos do tipo |
Criação de uma nova transferência |
Atualização de status da transferência para Concluído. |
Atualização de status da transferência para Falha. |
#Notificação Custódia
As informações de custódia (escrow) estarão disponíveis no recurso resource.escrow
dentro do JSON de webhook.
Tipos de Evento de Custódia |
---|
Todos os eventos de |
Custódia pendente. O valor entrará em custódia quando o pagamento for liquidado. |
Custódia ativa. O valor do pagamento foi bloqueado nas contas de todos os recebedores. |
Custódia liberada. O valor da transação foi liberado para liquidação na conta dos recebedores. |